Pelo menos 11 empresas que produzem jogos para dispositivos eletrónicos vão juntar-se à Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de promover comportamentos que contribuam para a adoção de práticas sustentáveis. Esta dinâmica acontece no âmbito do projeto ‘Jogar pela união planeta’, em tradução livre, coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

O projeto prevê que uma série de ativações ambientais sejam integradas num conjunto de variados jogos, “incluindo novos mapas, eventos temáticos, storylines e serviços de mensagem”, explicam os serviços de comunicação das Nações Unidas. Os jogadores serão assim convidados a executar tarefas protetoras do planeta.

Cada empresa envolvida terá uma função diferente. A ‘Space Ape’ vai transmitir aos jogadores os benefícios da energia renovável. A ‘Fingersoft’ adicionará estações de recarregamento com painéis de energia solar no jogo ‘Hill Climb Racing 2’. Duas tarefas do jogo ‘Angry Birds 2’ vão contar com projetos de reflorestação. As estas empresas juntam-se ainda a MAG Interactive, Sybo, WildWorks, Playdemic, Rovio, Pixelberry, Creative Mobile, Future Games of London e GameDuell.

Algumas destas tarefas amigas do planeta já foram integradas em jogos. Outras terão início em 2021. Este projeto conta com o apoio do Google Play. Em todo o mundo, existem cerca de 250 milhões de pessoas a jogar digitalmente. Os dinamizadores deste projeto pretendem chegar até um bilião de pessoas em todo o planeta.