Helpo
Foto: Helpo

A Semana Mundial do Aleitamento Materno está em curso no arranque deste mês de agosto, e, no Dombe, em Moçambique, a efeméride está a ser celebrada com uma ação de sensibilização para este tema e com a entrega de bens. A iniciativa é dinamizada pela Helpo, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa presente naquele país africano.

Às mulheres que deram à luz no Posto de Saúde de Dombe, no arranque desta Semana do Aleitamento Materno, a Helpo ofereceu “um kit constituído por uma pequena banheira, roupas, fraldas, manta e sabão”, conforme explica a própria organização nacional, em comunicado, destacando que a amamentação é um “tema tão importante”.

“Neste tempo de incertezas, há certezas que continuam a ser incontestáveis: amamentar é a base da vida. Amamentar logo após o nascimento e exclusivamente durante os primeiros seis meses (sempre que possível), dará a todos os bebés o melhor começo de uma vida cheia de força e saúde”, frisa a equipa da Helpo. Em território moçambicano, os profissionais da organização nacional afirmam “aproveitar todos os momentos para sensibilizar as comunidades” para a importância do aleitamento materno.