A Organização Internacional para as Migrantes (OIM) manifestou-se preocupada com os relatos e as imagens de migrantes presos de forma arbitrária e de episódios de violência na fronteira da Grécia com a Turquia, pedindo às autoridades que investiguem as eventuais violações de direitos humanos e suspendam as deportações durante a pandemia.

Em comunicado, a agência da ONU considera “especialmente perturbadoras” as imagens veiculadas pela imprensa mostrando o uso de resgate para expulsar migrantes do leste do Mar Egeu e pede às autoridades gregas que investiguem as alegações e os testemunhos de pessoas forçadas a atravessar a fronteira turco-grega.

Tendo conta as preocupações sanitárias relacionadas com a pandemia, a OIM solicita aos Estados-membros que evitem medidas que ameaçam os direitos humanos dos migrantes, como construção de muros, militarização de fronteiras e aumento das deportações. E alerta, que após a pandemia, é preciso facilitar retornos voluntários, quando for possível, principalmente para que os migrantes que se sintam mais seguros em casa.

Para a agência da ONU, uma gestão de fronteiras sensível que proteja a vida humana deve ser uma prioridade. Essa postura deve ser alinhada com o direito internacional, respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais de todos os migrantes, independentemente de seu ‘status’ migratório.