O Papa Francisco enviou 2.500 testes de Covid-19 para a Faixa de Gaza, através do Fundo de Emergência por ele criado para ajudar os países mais afetados pela pandemia, por falta de recursos. O material de diagnóstico foi entregue ao Ministério da Saúde pela Cáritas de Jerusalém e pelo padre Gabriel Romanelli, pároco latino da Sagrada Família, em Gaza.

“Os 2.500 kits enviados pelo Papa vão ajudar-nos a fazer diagnósticos mais precisos. Em toda a Faixa existe apenas uma máquina que pode fazer as análises para mais de dois milhões de pessoas”, afirmou o sacerdote, citado pelo Vatican News, órgão oficial da Santa Sé.

Com a propagação do vírus em Gaza, as autoridades locais de saúde lamentaram a falta de testes para fazer diagnósticos e também solicitaram 100 ventiladores e 140 camas para as unidades de cuidados intensivos. Segundo o Ministério da Saúde da Palestina, Gaza regista 72 casos de Covid-19 (15 ainda estão ativos) de um total de 1.328 casos nos Territórios Palestinos (dados de 25 de junho).

Segundo o padre Romanelli, a emergência provocada pelo coronavírus tem sido agravada pela conjuntura anterior à pandemia, como “o bloqueio da fronteira com Israel ou Egito” ou “o encerramento de muitas atividades comerciais”, que deixaram muitas pessoas sem emprego e sem salário.