Os lenços brancos dos milhares de peregrinos de Fátima voltaram a esvoaçar de forma vigorosa no final da missa da Peregrinação Internacional Aniversária de outubro, nesta sexta-feira, dia 13. A presidir às celebrações esteve o cardeal Américo Aguiar que, à semelhança do dia anterior, 12, voltou nesta sexta-feira a lembrar os conflitos que estão em vigência em diversas partes do mundo.

O cardeal pediu aos peregrinos orações pela paz na Ucrânia, na Terra Santa e “em todas as geografias onde é derramado o sangue de inocentes”. “A esta hora que estamos aqui, mais ou menos descansados, contentes e felizes, há crianças, homens, mulheres, idosos, a fugir a fugir da guerra, da morte, da violência, na Ucrânia, na Terra Santa, como noutros países”, lamentou o cardeal.

Américo Aguiar lembrou também todas as pessoas que procuram atravessar o Mar Mediterrâneo, em busca de melhores condições de vida. “Há homens e mulheres que sonham construir as suas vidas nesta Europa que para eles é um sonho novo. Que sejamos capazes de converter esse cemitério numa ‘autoestrada’ de amor que permita a construção de sonhos, de famílias, de alegria e de felicidade nesta velha Europa que somos”, apelou.

Face a todas as crises que atualmente existem no mundo, o bispo eleito de Setúbal frisou que “não está tudo bem”, em clara oposição ao mote que tanto se ouvia durante a pandemia da covid-19, que referia – “Vai ficar tudo bem”. De acordo com o Santuário de Fátima, até às 17h30 de quinta-feira, 12, fizeram-se anunciar 114 grupos de peregrinos de 32 países, da Europa, África, América e Ásia.