Foto: Lusa/EPA

Duas escolas geridas pela Organização das Nações Unidas (ONU) foram alvo de ataques, no último fim de semana, em Gaza, referem os serviços de comunicação desta organização intergovernamental. Segundo Thomas White, diretor da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), 13 locais da agência onde as pessoas estavam “abrigadas sob a bandeira da ONU” foram “diretamente atingidos” desde 7 de outubro, e “inúmeros outros abrigos” sofreram “danos colaterais”, muitos deles no sul de Gaza, para onde os civis foram impelidos a fugir.

De acordo com Thomas White, até ao momento, 73 pessoas foram mortas em abrigos, “uma grande proporção delas no sul”. O responsável afirma que “a realidade é que os habitantes de Gaza não têm para onde ir por segurança e estão todos expostos à ameaça de combates e, particularmente, ataques aéreos”.

Foram mais de 880 mil os deslocados internos que procuraram abrigo em 154 instalações da UNRWA em todas as cinco províncias de Gaza. Entre os 2,3 milhões de habitantes da região, 1,7 milhão estão deslocados. Até o momento, 104 funcionários da agência da ONU foram mortos, segundo as autoridades de saúde. A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina sublinha que os habitantes de Gaza “não têm opções” de segurança.