Peregrinação jubilar à Basílica de São Pedro, a 25 de janeiro de 2025

Desde que o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro, a 24 de dezembro, dando início ao Ano Santo, 24 milhões de peregrinos deslocaram-se até Roma em peregrinação jubilar. Os números são do Dicastério para a Evangelização, e foram divulgados na última quarta-feira, 3 de setembro.

Para este mês de setembro está agendado o Jubileu da Consolação, dia 15, o Jubileu dos Operadores de Justiça, no dia 20, e o Jubileu dos Catequistas, que irá decorrer entre os dias 26 e 28. Para outubro está previsto o Jubileu dos Migrantes, o Jubileu do Mundo Missionário, o Jubileu da Vida Consagrada, o Jubileu da Espiritualidade Mariana, o Jubileu dos Ciganos e Camminanti, o Jubileu das equipas sinodais e dos órgãos de participação e o Jubileu do Mundo Educativo. Em novembro terá lugar o Jubileu dos Pobres e o Jubileu dos Reclusos. Para o último mês do ano está agendado o Jubileu dos Reclusos.

Este fim de semana espera-se uma grande afluência de peregrinos no Vaticano. Este domingo, 7 de setembro, terá lugar a canonização dos beatos beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis. Este último, está assim prestes a ser reconhecido como o primeiro santo “millenial”, isto é, alguém nascido, aproximadamente, entre 1981 e 1996.