Jovens com interesse em participar em encontros online dedicados ao discernimento vocacional devem manifestar essa intenção até ao próximo sábado, 18 de abril. Estão previstos um total de três encontros, sob o mote – “Why not?” – que vão incidir sobre três temáticas – ‘Deus chama sempre’, ‘A experiência de Deus’ e ‘Diferentes vocações na Igreja’.

 

As sessões vão recorrer a diversas metodologias, como a exposição, vídeos e músicas, existindo ainda uma ocasião para a partilha e o diálogo, assim como momentos de oração e dinâmicas de grupo. “No final ajudar-se-á à construção do projeto pessoal de vida. Poderá ser feito também acompanhamento individual virtual aos jovens que o desejarem”, explica uma das responsáveis pelos encontros.

 

A iniciativa é promovida equipa da pastoral juvenil e vocacional das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora (FMNS) em Portugal. As sessões são especialmente dirigidas a jovens que “queriam descobrir a sua vocação e que estejam com vontade de partilhar o seu caminho na busca da vontade de Deus”, disse Ana Paula Conceição, religiosa daquela congregação, em declarações à agência Ecclesia.

 

Segundo a irmã Ana Paula, a equipa da pastoral juvenil e vocacional da congregação dinamiza estes encontros de forma presencial, ao longo do ano pastoral, no entanto, devido à atual pandemia, recorre-se às plataformas digitais. Para a religiosa, o novo meio tem a “vantagem de poder chegar mais longe”, quebrando a “barreira” da “distância” associada aos “encontros presenciais”. As inscrições decorrem online.