O Jubileu dos Catequistas inicia esta sexta-feira, 26 de setembro, e prolonga-se até domingo, dia 28. A iniciativa junta no Vaticano, catequistas e formadores espirituais de todo o mundo. O programa deste evento jubilar contempla uma peregrinação à porta santa da Basílica de São Pedro, local onde também terá lugar uma vigília de oração. O encontro prevê também uma audiência jubilar com o Papa Leão XIV, e a realização de catequeses em igrejas de Roma.
A pensar em todos os catequistas da lusofonia, vai realizar-se uma Eucaristia na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma. “Estamos certos de que seremos muitos catequistas a falar português e a todos convidamos a celebrar a eucaristia no sábado, dia 27 de setembro, a partir das 12h00”, disse Arminda Faustino, religiosa e responsável pelo Departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), em declarações ao Educris.
Inicialmente, esta Eucaristia tinha sido pensada “para a comitiva de 40 responsáveis diocesanos pela catequese, que vai a Roma em representação da catequese em Portugal”, mas depois foi estendida “à lusofonia aproveitando os muitos grupos de catequistas” de Portugal, Brasil, Angola, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste, que vão participar neste jubileu no Vaticano.
“Este é um mês de recomeços na catequese, com muitas atividades e reencontros. Este Jubileu dos Catequistas vai, por certo, ser uma festa, um momento de muita alegria, de aprofundamento também da nossa fé, junto do Papa Leão XIV, que é, ele mesmo, o primeiro catequista”, acresentou a irmã Arminda Faustino.
Este jubileu chega ao fim com uma Eucaristia presidida pelo Papa, que terá lugar na Praça de São Pedro. Durante esta celebração, terá lugar a instituição de novos catequistas. O Jubileu dos Catequistas conta com a presença de grupos organizados de catequistas do Porto, Braga, Viseu, Leiria-Fátima, Lisboa e Algarve.







