Cerca de 20 mil crianças de diversos pontos do país participaram na Peregrinação das Crianças, que decorreu dias 9 e 10 de junho, no Santuário de Fátima. A presidir às celebrações esteve Nuno Isidro, bispo auxiliar de Lisboa. Na homilia da Eucaristia de terça-feira, dia 10, o prelado disse que Cristo faz dos seus seguidores “pessoas alegres”, mesmo no meio dos problemas, das adversidades, e “de coisas que nos fazem sofrer”. Nuno Isidro sublinhou que a importância de saber viver em comunidade. “Só podemos ser verdadeiros peregrinos se caminharmos uns com os outros, ninguém se faz peregrino sozinho, precisamos uns dos outros para fazer este caminho.”

José Ornelas, bispo na diocese de Leiria-Fátima, dirigiu-se às crianças no final da Eucaristia, e pediu aos mais novos para rezarem pelas crianças que perderam as suas casas devido à guerra, e lembrou o país de emigrantes que é Portugal e de como é convidado a acolher quem chega. “Vamos rezar para que também no nosso país se torne um país onde as crianças todas encontrem aquilo de que precisam para crescer, o carinho de que precisam, encontrem também a dignidade de serem acolhidas, de terem escola, de terem saúde, para que todos possamos viver e construir um mundo melhor”, disse o bispo, citado pelos serviços de comunicação do Santuário de Fátima.

Conforme é tradição na Peregrinação das Crianças, no final da Eucaristia foi entregue aos mais novos uma “surpresa”. Este ano, as crianças receberam um Menino Jesus em barro, feito à mão pela fraternidade das Irmãzinhas de Jesus. Este trabalho teve início em “outubro do ano passado”, de acordo com o Santuário de Fátima, que destaca que estas irmãs “conceberam à mão 20 mil peças, das quais cinco mil foram executadas com a colaboração de religiosas de outros países, onde a congregação também está presente”.

Fizeram parte deste processo as irmãs Casimira e Glória. “Foi uma maratona de meses, mas valeu a pena cada dia”, disseram as religiosas, destacando que conceberam um Menino Jesus “sorridente”. “Esperamos que ele traga a cada criança alegria e esperança e que o guardem com carinho.”

Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, explica aos mais novos que a imagem que receberam pode ser colocada na tenda em papel que as crianças elaboraram durante a habitual campanha de maio, que visa a preparação dos mais novos para a Peregrinação das Crianças. “A tenda que fizeram é para colocar Jesus”, disse Carlos Cabecinhas, que deixou também o aviso: “A tenda mais importante não é a que fizeram com papel, é o vosso coração.”

Cada imagem de Jesus oferecida às crianças continha a mensagem: “Recebe, das mãos de Maria, Jesus, o teu Deus que se fez pequenino, que te sorri e te estende os braços. Fazendo-se assim pequenino, cheio de ternura, Ele diz-te “Confiança! Eu amo-te!” Além das 20 mil crianças e dos dois bispos, a Eucaristia contou também com a participação de um diácono, 76 sacerdotes e cerca de 60 mil adultos.