A terceira visita temática à exposição “Servir”, patente no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, acontece esta quarta-feira, 2 de julho, entre as 21h15 e as 22h30, no local onde esta mostra pode ser visitada. Esta sessão é uma ocasião para a análise de um gomil e de uma lavanda de prata, cunhados com impressões digitais de peregrinos e funcionários do Santuário. As duas peças são acompanhadas por 12 toalhas que recriam essas mesmas impressões. A obra foi feita para a exposição “Servir”, e foi utilizada no ritual do lava-pés.
Atendendo a este contexto, este encontro vai decorrer sob o tema “Lavanda e gomil para o lava-pés do Santuário de Fátima”. No decorrer desta sessão, Ana Albuquerque, autora da peça “Lavanda, gomil e toalhas”, vai estar à conversa com Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima.
Neste encontro, “será dado a conhecer parte do processo de produção desta obra, inspirada em dois objetos que, ao longo do tempo, são utilizados pelos Servitas de Nossa Senhora de Fátima no cuidado dos peregrinos a pé”, referem os serviços de comunicação do templo mariano da Cova da Iria, acrescentando que esta obra remete também para a “relação entre a pessoa que serve e é servida”. Esta sessão prevê uma visita-guiada à exposição que assinala o centenário da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima. A exposição “Servir, a única pregação” pode ser conhecida diariamente, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.