Os Missionários da Consolata que se encontram a trabalhar na Europa elegeram uma nova direção regional, que irá conduzir os destinos do Instituto Missionário da Consolata na Europa ao longo do triénio 2025-2028. As eleições aconteceram no decorrer de uma assembleia regional eletiva, que teve lugar na última terça-feira, 24 de junho. Conforme já tinha sido noticiado, o queniano George Kibeu foi eleito superior regional dos Missionários da Consolata na Europa, sucedendo assim a Gianni Treglia, que cumpriu dois mandatos como superior regional.
Além do superior regional dos Missionários da Consolata na Europa, foram também eleitos quatro conselheiros. Assim, a nova Direção dos Missionários da Consolata para a Região Europa passa a ser constituída pelo queniano George Kibeu, superior regional; pelo italiano Fabio Malesa, primeiro conselheiro e vice-superior regional; pelo italiano Piero Demaria, segundo conselheiro; pelo português Agostinho da Silva, terceiro conselheiro; e pelo espanhol Eugenio Cumpián, quarto conselheiro.
“Os padres Kibeu (superior regional) e Piero Demaria (conselheiro), transitam da direção anterior. Kibeu era vice-superior regional e Piero, era conselheiro. Os padres Fábio, Eugenio e Agostinho, são os novos eleitos para esta direção regional. O primeiro conselheiro é também vice-superior regional, e está em articulação direta e contínua com o superior regional; o segundo conselheiro (padre Piero Demaria) representa Itália e Polónia; o terceiro conselheiro (padre Agostinho) representa Portugal, e o quarto conselheiro (padre Eugenio Boatella) representa Espanha e Marrocos”, explica Albino Brás, Missionário da Consolata, num comunicado onde divulga o resultado das eleições.
A assembleia decorreu com cerca de 200 missionários. A Região Europa dos Missionários da Consolata é formada por Portugal, Espanha/Marrocos, Itália e Polónia. Em cada um destes países decorreu um encontro presencial, e todos estiveram em contacto por via digital. As seis comunidades de Portugal reuniram-se nas instalações dos Missionários da Consolata, em Fátima.