O quarto ‘Encontro de Seminaristas da Consolata’ acontece este sábado, dia 26 de abril, nas instalações dos Missionários da Consolata, em Fátima, reunindo aqueles que frequentaram os seminários da Consolata e suas famílias. A iniciativa decorre entre as 09h00 e as 19h00, e contempla a partilha de memórias, um testemunho missionário, a celebração da Eucaristia, um almoço partilhado, uma visita ao cemitério e à Igreja Matriz de Fátima, assim como a recitação do terço na Capelinha das Aparições.

A propósito desta iniciativa, a comissão organizadora deste encontro destaca as dinâmicas em que os seminaristas da Consolata têm estado envolvidos. Uma das ações envolveu a participação de seminaristas no ‘Bar missionário’ da 35ª edição Peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima, no passado dia 22 de fevereiro, que foi uma ocasião para reunir fundos para o projeto anual dos Missionários da Consolata em Portugal, que este ano visa apoiar refugiados em Marrocos.

Além do apoio para este projeto em Marrocos, os “seminaristas da Consolata angariaram, em 2024, a importância que tinham assumido entregar, relativa à edificação da creche de Boroma”, em Moçambique. “Com a participação solidária de outros grupos, a creche lá está em pleno funcionamento, ao serviço das crianças da vila de Boroma sob a direção de Diamantino Antunes, Missionário da Consolata e bispo de Tete”, destaca a comissão organizadora do encontro de seminaristas.

Os organizadores referem que estes “encontros dos ‘consolatinos’ têm sido memoráveis, não pela sua espetacularidade, mas pelo turbilhão de sentimentos que suscitam” – “A incredulidade dos primeiros momentos, causada pelos sinais de maturidade, logo dão lugar ao grato reconhecimento do jovem companheiro com quem partilhámos a nossa juventude. Os abraços fraternos colocam-nos, a todos, nos mesmos espaços, mas com vivências individuais. A vida em comunidade, que muito poucos podem experienciar fazem de nós uns privilegiados. Alguns de nós são agora consagrados, com diferentes missões no mundo. Outros, que não alcançaram essa graça, vivem as suas vidas com a matriz recebida no Instituto Missionário da Consolata.”