A Quaresma, um período de 40 dias em que os católicos se preparam para a Páscoa, inicia com a quarta-feira de cinzas, celebrada dia 5 de março, uma ocasião para recordar a mensagem do Papa Francisco para a quaresma de 2025, que foi conhecida no passado mês de fevereiro. A mensagem é intitulada “Caminhemos juntos na esperança”.

Através deste documento, Francisco lembra as pessoas que atualmente “fogem de situações de miséria e violência e vão à procura de uma vida melhor para si e para seus entes queridos”, e propõe um “bom exercício quaresmal” a partir destes casos – conhecer “a realidade concreta de algum migrante ou peregrino e deixar que ela nos interpele”.

O Papa convida os cristãos a “caminhar juntos”, e explica depois o que isso significa. “Caminhar juntos significa caminhar lado a lado, sem pisar ou subjugar o outro, sem alimentar invejas ou hipocrisias, sem deixar que ninguém fique para trás ou se sinta excluído. Sigamos na mesma direção, rumo a uma única meta, ouvindo-nos uns aos outros com amor e paciência”, pede o Pontífice.

Francisco convida também os cristãos a olharem para os espaços por onde se movem e a terem uma “atitude acolhedora em relação àqueles que se aproximam” e a “quantos se encontram distantes”, fazendo “com que as pessoas se sintam parte da comunidade”, sem as colocar “à margem”. A celebração da Páscoa vai acontecer no próximo dia 20 de abril.