A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Fundação Sporting inauguraram no Estádio de Alvalade, em Lisboa, um camarote inclusivo, designado ‘The green box’. O objetivo é “melhorar a experiência de jogo de pessoas com deficiência, cegas, surdas e com neurodivergência, através de tecnologias específicas”, explicam os serviços de comunicação da SCML. O novo camarote disponibiliza “coletes de vibração para pessoas surdas, audiodescrição para pessoas cegas e ferramentas de regulação para pessoas com neurodivergência”.
Ângela Guerra, administradora da Misericórdia de Lisboa, destaca que esta iniciativa é de grande relevância, uma vez que “as boas sensações que o desporto promove têm de envolver todos os cidadãos”. Com este camarote, passa a ser “acessível a todos” um “estádio de emoções, sentimento e inclusivo”, salienta a responsável. Por sua vez, Inês Sêco, coordenadora executiva da Fundação Sporting, sublinha que este camarote “é um marco” para “derrubar barreiras e proporcionar oportunidades iguais para todos os adeptos”.
A inauguração deste camarote aconteceu no passado dia 25 de janeiro, no jogo entre o Sporting e o Clube Desportivo Nacional. Os primeiros utilizadores foram utentes de equipamentos da SCML. Para celebrar a inauguração do camarote ‘The green box’, os jogadores do Sporting entraram em campo com os seus nomes escritos em braille nas camisolas.








