A iniciativa está agendada para 5 de março, vai decorrer online, e pretende reunir representantes de diferentes tradições religiosas para refletir sobre “o papel crucial que as mulheres de fé desempenham na construção de uma cultura de paz”, adianta o Vatican News.

Intitulado “Mulheres que semeiam paz e cultivam o encontro”, o evento terá início às 14h00 (hora de Lisboa) com um discurso de abertura do cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, MCCJ, prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, e a intervenção de Mónica Santamarina, presidente geral da UMOFC. Segue-se uma mesa redonda, que contará com a participação de Rudina Collaku, diretora executiva do Centro de Mulheres para o Desenvolvimento e a Cultura, da Albânia, a qual falará sobre o tema “Prevenir o extremismo entre os jovens”.

Na perspetiva budista, Elena Seishin Viviani, vice-presidente da União Budista Italiana, fará uma intervenção subordinada ao tema “Da paz interna às sociedades pacíficas: O papel da meditação”. Do ponto de vista hindu, haverá uma palestra de Svamini Hamsananda Ghiri, vice-presidente da União Hinduísta Italiana, sobre “Diálogo Intercultural – Atitudes das Culturas Anfitriãs”. Representando a perspetiva judaica, o rabino Allyson Zacharoff, da Congregação Beth Hatikvah, em Summit, NJ, EUA, falará sobre “Diálogo inter-religioso e mediação entre estudantes universitários”.

Do ponto de vista ecuménico, Kuzipa Nalwamba, do Conselho Mundial de Igrejas, falará sobre “Como as mulheres, membros ou líderes de comunidades cristãs, têm colaborado nos processos de paz”. Por fim, numa perspetiva católica, Valeria Martano, da Comunidade de Sant’ Egídio e consultora do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, falará sobre “Como é a paz em tempos de guerra?”. A participação é gratuita e aberta a todos, sendo necessária inscrição para assistir através da plataforma Zoom, preenchendo um formulário já disponível online. Haverá tradução simultânea em quatro línguas: inglês, espanhol, francês e italiano.

Texto redigido por 7Margens, ao abrigo de uma parceria com a Fátima Missionária