Michelangelo Piovano, vice-superior geral da Consolata, e Gianni Treglia, superior da Região Europeia da Consolata | Foto: DR

A Conferência da Região Europeia dos Missionários da Consolata está a decorrer em Fátima até sábado, 27 de janeiro, reunindo 52 participantes, entre os quais se incluem sacerdotes, uma religiosa Missionária da Consolata e dois leigos da congregação, que ao longo desta semana estão a viver momentos de reflexão, oração, discernimento, partilha, escuta e debate, onde todos os participantes podem dar o seu contributo.

Michelangelo Piovano, sacerdote e vice-superior geral da congregação da Consolata, teceu a reflexão de arranque do encontro. “A nossa missão e presença na Europa é o rebento de uma realidade que floresceu, que está a crescer, mas que ainda não está completa, sempre em fluxo, nova e antiga, realizada e imperfeita”, destacou o missionário.

O encontro teve início na última segunda-feira, dia 22, com o propósito de analisar o trabalho missionário pelos Missionários da Consolata na Europa nos últimos anos e traçar um plano de ação para os próximos seis anos, discutindo temas que fazem parte da vida e da missão do instituto, como os contextos da Igreja local, a formação, comunicação, administração, e animação missionária. Na conclusão dos trabalhos, os missionários terão que tomar uma série de decisões e traçar um “caminho para os próximos seis anos feito de propostas concretas”, afirmam os organizadores do encontro em comunicado.