No ano novo que começa, todos podemos fazer escolhas positivas, que nos ajudem a melhorar os nossos dias, assim como a vida daqueles que nos rodeiam | Foto: DR

O ano novo é um momento de reflexão e renovação. É uma oportunidade para olhar para trás e aprender com as nossas experiências, enquanto olhamos para a frente, com esperança e entusiasmo. É um momento para definir metas e fazer promessas. No entanto, muitas vezes, essas promessas são difíceis de manter. A vida pode ser imprevisível, e muitas vezes leva-nos por caminhos que não esperávamos, mas isso não significa que devemos desistir das nossas promessas. Em vez disso, devemos lembrar-nos do motivo pelo qual as fizemos e esforçar-nos para as alcançar. Se falharmos, não nos devemos culpar, nem desistir, mas devemos antes levantar-nos e tentar novamente, com força e coragem.

A minha amiga Maria, que tem 21 anos, tem-me ensinado muito neste sentido. Há cerca de dois meses, sofreu um grave acidente que a deixou sem uma perna. Ela tem sido um grande exemplo de uma pessoa que não desiste, que não se fecha em si mesma e que continua a lutar para construir um futuro feliz. Como eu desejo que todos os jovens tenham a força de vontade que tem a minha amiga Maria.

O Natal que acabamos de celebrar traz-nos uma mensagem, que diz respeito ao acolhimento de um bebé que é simplicidade, pureza, paz e amor. No nascimento do menino Jesus, Deus apresenta-se como um bebé, colocando no centro a vida, que é o dom mais precioso. O Natal, como o início de um novo ano, é tempo de renovação e de esperança. É um momento para deixar para trás as coisas negativas do passado, e para olhar para o futuro com otimismo. É tempo de amar e de perdoar. O nascimento de Jesus é a esperança que vem lembrar-nos que há sempre luz no fim do túnel.

A própria natureza do ser humano impele-nos para o nosso aperfeiçoamento pessoal. No ano novo que começa, todos podemos fazer escolhas positivas, que nos ajudem a melhorar os nossos dias, assim como a vida daqueles que nos rodeiam e do mundo inteiro. Seria tão bom se aprendêssemos que a verdadeira felicidade está na medida em que ajudamos os outros e fazemos o bem. Se aprendêssemos a amar e a perdoar, este novo ano poderia fazer a diferença na vida de cada um de nós.

Não é por acaso que cada ano inicia com o Dia Mundial da Paz. Acima de tudo, procuremos a paz, que nos permite viver sem medo e nos dá a liberdade de perseguir os nossos sonhos e os sonhos de Deus sobre nós. Sem paz, a vida torna-se impossível! Desejo que a paz esteja presente nos nossos corações, casas, cidades e aldeias, e que possamos trabalhar juntos para promover a paz nas nossas vidas e no mundo. Espero que possamos unir-nos em amor e harmonia, e espalhar alegria e felicidade por todos aqueles que nos rodeiam. Sonho com um ano novo que seja um momento de renovação e esperança, e que possamos olhar para o futuro com a confiança de que a paz é possível. Feliz ano novo!

Texto: Simão Pedro