Por ocasião da celebração dos 50 anos da vigília de oração pela paz, a Comunidade da Capela do Rato, em Lisboa, realiza uma nova vigília, esta sexta-feira, dia 30 de dezembro, a partir das 21h00.

À semelhança de 2021, também este ano, a vigília será uma ocasião para “rezar” em prol da “urgência da paz”, lê-se num comunicado da Capela do Rato. O encontro de 2022 parte da mensagem do Papa Francisco para o 56ª Dia Mundial da Paz – “Ninguém pode salvar-se sozinho”.

Os promotores do encontro contextualizam a pertinência da iniciativa. “No horror e crueldade dos ataques à Ucrânia, em pleno tempo pós-covid, com a ameaça da escalada nuclear, num mundo ferido por tantas guerras, perseguições e mortes, constatamos que ‘o vírus da guerra é mais difícil de derrotar do que aqueles que atingem o egoísmo humano’. Crentes e não crentes, homens e mulheres de boa vontade, cristãos de diversas tradições, todos juntos somos convidados a um sentir comum, a ‘um nós’ aberto à fraternidade universal que acredita e luta pela paz”.