Foto: Taizé

O 46.º Encontro Europeu da Comunidade de Taizé inicia esta quinta-feira, 28 de dezembro, e prolonga-se até à próxima segunda-feira, dia 1 de janeiro. Desta vez, a iniciativa tem lugar em Liubliana, a capital e a maior cidade da Eslovénia, depois de já ter passado por países como Espanha, Polónia, Itália e Alemanha. Conforme é habitual, a iniciativa reúne “milhares de jovens de vários países e de diferentes confissões cristãs”, explica a Comunidade de Taizé, que prepara este encontro “em colaboração com as Igrejas locais e com o apoio da cidade de Liubliana”.

Ao longo destes cinco dias, os participantes deixam “para trás a segurança, a familiaridade e o conforto das suas casas, para serem recebidos pelos habitantes, aprenderem a conhecer e a partilhar a sua vida e cultura, encontrarem outros jovens de toda a Europa e de mais além, procurarem um sentido à sua vida através da oração, do silêncio e dos cânticos, da reflexão pessoal e da partilha, e entrarem juntos no ano novo de 2024”.

Por sua vez, os “habitantes locais abrem as suas portas, acolhem estrangeiros, e partilham as suas vidas durante uns dias”. “Isso requer uma confiança mútua da parte de cada um e o Encontro torna-se assim num sinal de solidariedade e de amizade”, destaca a Comunidade de Taizé, localizada em Borgonha, França.