Presépio da Residência Sénior Amor de Deus | Foto: Residência Amor de Deus

A exposição “Estrelinhas no presépio” é inaugurada no Consolata Museu, em Fátima, este sábado, 16 de dezembro, às 16h00. A mostra conta com a participação de 16 instituições, que incluem o Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF), Centro de Apoio a Deficientes João Paulo II, Casa e Creche Bom Samaritano e Centro de Reabilitação e Integração de Ourém (CRIO).

Há ainda para apreciar presépios criados pelos utentes da Residência Sénior Amor de Deus, Lar Santa Beatriz da Silva, Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém, Lar Betânia, Aldeia Intergeracional, Residência Domus Mater Dei e Fátima Sénior. A exposição inclui também trabalhos dos alunos do Centro de Estudos de Fátima (CEF), Colégio do Sagrado Coração de Maria, Externato de São Domingos e Colégio de São Miguel.

A iniciativa é organizada pelo Consolata Museu | Arte Sacra e Etnologia e pela sua liga de amigos, com o apoio da Junta de Freguesia de Fátima. O objetivo é “incentivar e promover a construção de presépios, com a finalidade de preservar este modo de expressão da religiosidade”, explicam os organizadores, adiantando que é ainda um propósito da mostra “proporcionar a oportunidade de demonstrar a criatividade e a originalidade dos trabalhos”.

A exposição pode ser conhecida até 21 de janeiro de 2024, data em que terá lugar uma cerimónia de entrega de diplomas aos participantes, pelas 16h00. O museu dos Missionários da Consolata pode ser visitado de terça a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos domingos, das 15h00 às 17h00.