Garfe – Aldeia dos presépios | Foto: DR

Até ao próximo dia 7 de janeiro, é possível conhecer “Garfe – Aldeia dos presépios”, no distrito de Braga. No âmbito da 22.ª edição desta iniciativa, estão em exposição 22 presépios, que se encontram distribuídos por variados locais desta freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso.

Os presépios, a iluminação e as decorações de natal foram concebidas pela população local, que, ano após ano, se envolve nesta iniciativa, conforme descreve o ‘Diário do Minho’. É também possível visitar o Museu do Presépio de Garfe, que conta com 3.750 presépios provenientes de vários pontos do mundo, concebidos com materiais diversos e apresentando diferentes dimensões.

Aos domingos há encontros de coros, de concertinas e uma feira de Natal, nas proximidades da igreja paroquial. A propósito desta iniciativa, em 2016, o Papa Francisco enviou uma mensagem e uma bênção apostólica para toda a população de Garfe. A iniciativa “Garfe – Aldeia dos Presépios” é organizada pela paróquia, e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Garfe e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.