José Milhazes, jornalista, historiador, tradutor e comentador político no canal SIC, vai intervir no auditório do Consolata Museu, em Fátima, esta quinta-feira, 16 de novembro, a partir das 21h00. A intervenção do profissional vai decorrer com tema “O que ainda não se disse sobre a guerra na Ucrânia”.

A moderar este momento vão estar Paula Policarpo e Ana Sofia Lopes. A iniciativa conta com entrada gratuita e acontece no âmbito do ‘Tabula Rasa: Festival Literário de Fátima’. O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Fátima, com o apoio do Consolata Museu.

De Portugal para a Rússia

José Milhazes é um jornalista, historiador, tradutor e comentador político na SIC, Antena 1 e Observador, com 65 anos de idade. Em 1977 iniciou uma licenciatura em História da Rússia, na Universidade Estatal de Moscovo. Constituiu família na União Soviética e foi lá que se dedicou à tradução de obras literárias e políticas.

Em 1989, começou a fazer trabalho jornalístico para a TSF, e para outros meios de comunicação social portugueses. Ao residir na União Soviética e, depois, na Rússia, acompanhou a queda da ‘cortina de ferro’ e a formação de novos Estados no Leste da Europa.

Em 2008, defendeu a tese de doutoramento “Influência das ideias liberais espanholas e portuguesas na Rússia”, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. José Milhazes é autor de livros e artigos científicos publicados em diversas revistas e jornais, e regressou a Portugal da Rússia em 2015.