Papa Francisco e Simona Brambilla | Foto: DR

O Papa Francisco nomeou Simona Brambilla, como Secretária do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Desde 2019, a religiosa que pertence à congregação das Missionárias da Consolata, já estava integrada como membro do dicastério que vai agora secretariar, tendo sido uma das sete mulheres colocadas pelo Papa em postos de alta responsabilidade na Cúria Romana.

Com 58 anos de idade, e nascida em Itália, Simona Brambilla detém formação em enfermagem, e é doutorada em Psicologia, tendo sido professora universitária na sua área de formação. Enquanto religiosa missionária da Consolata, esteve em missão Moçambique. Simona Brambilla foi Conselheira Geral do Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata e Superiora Geral do Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata, cargo em que foi reeleita em 2017, e no qual permaneceu até ao passado mês de maio.

A Santa Sé explica que o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica “procura que os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica progridam no seguimento de Cristo como é proposto pelo Evangelho, segundo o carisma próprio nascido do espírito do fundador e as sãs tradições, persigam fielmente as finalidades que lhes são próprias e contribuam de maneira eficaz para a edificação da Igreja e a sua missão no mundo.”