O Papa Francisco nomeou como bispo auxiliar da arquidiocese de Maputo, em Moçambique, Osório Afonso, sacerdote da Consolata. O missionário era desde 2017 funcionário do Dicastério para a Evangelização – Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares.

Osório Afonso tem 51 anos de idade, e nasceu em Ribaue, na província de Nampula, no norte de Moçambique. Entre outros cargos, o missionário foi Conselheiro Regional para a República Democrática do Congo, colaborador local da Nunciatura Apostólica de Kinshasa, formador e ecónomo do Seminário Teológico de Kinshasa e formador no Seminário Teológico Internacional de Bravetta, em Itália.

O novo bispo auxiliar de Maputo é também colaborador da revista FÁTIMA MISSIONÁRIA, onde todos os meses escreve na rubrica ‘Espiritualidade’, explicando aos leitores, de uma forma acessível, uma leitura bíblica. O missionário fez a licenciatura em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, realizou Estudos na Universidade Hebraica de Jerusalém e na École Biblique et Archéologique de Jerusalém.