Foto: DR

O Papa Francisco nomeou Américo Aguiar como novo bispo de Setúbal, informa a Nunciatura Apostólica em comunicado, esta quinta-feira, 21 de setembro. Américo Aguiar era até agora bispo auxiliar de Lisboa, e passará a assumir uma diocese que se encontrava em sede vacante desde março do ano passado, depois da saída de José Ornelas para a diocese de Leiria-Fátima. Américo Aguiar prepara-se para ser criado cardeal, no próximo dia 30 de setembro.

“Posso dizer que ‘nasci cardeal’ em Setúbal (recebi o anúncio da nomeação num armazém da cidade sadina – onde fazíamos a montagem dos kits da JMJ), agora sou de Setúbal… Não tenho pretensão de ser capaz de tanto, mas quero seguir este caminho de entrega, de fidelidade, de capacidade de levar o anúncio do Evangelho, acreditando de corpo e alma que a justiça e a paz são fruto da ação de Deus, sempre que os homens e mulheres de boa vontade assim o permitem”, escreve Américo Aguiar, na sua primeira saudação à diocese de Setúbal.

Américo Aguiar tem 49 anos de idade e é natural da diocese do Porto. É presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia e presidente da fundação responsável pela organização da JMJ Lisboa 2023. A diocese de Setúbal é formada por 57 paróquias, agrupadas em sete vigararias – Almada, Barreiro-Moita, Caparica, Montijo, Palmela-Sesimbra, Seixal e Setúbal – que compreendem uma superfície de aproximadamente 1500 quilómetros quadrados.