Sé Catedral de Portalegre | Foto: DR

Após recentes obras de reabilitação, a Sé de Portalegre vai ser palco de uma visita guiada, este sábado, 9 de setembro, a partir das 15h30. Ao longo da tarde, os visitantes vão poder ver “as 13 capelas, as pinturas maneiristas, o claustro, as torres, os sinos, as vistas sobre a cidade”, referem os membros do Ateliê de Artes de Portalegre, que dinamizam esta iniciativa.

Os promotores desta ação destacam que esta será uma ocasião para “descobrir os tesouros” de uma catedral “impressionante”. A visita guiada será também uma oportunidade para os visitantes conhecerem diversas imagens e apreciarem a arquitetura do espaço. A iniciativa contempla a “subida às torres”.

A catedral de Portalegre reabriu no passado dia 16 de março, depois de obras de reabilitação, que tiveram início no final do mês de janeiro de 2021. As obras de reabilitação aconteceram no contexto do projeto ‘Rota das Catedrais’. A diocese de Portalegre-Castelo Branco tinha lançado um concurso público para a reabilitação da Catedral, em julho de 2020.