A iniciativa Dias nas Dioceses, que decorre na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), reuniu na diocese de Leiria-Fátima “mais de 50 nacionalidades” de peregrinos, que se juntaram no encontro “Dia JMJ em Leiria”, promovido pelo Comité Organizador Diocesano (COD) de Leiria-Fátima.

Durante o passado sábado, 29 de julho, os jovens participaram numa Eucaristia, numa conferência dedicada aos pastorinhos de Fátima, puderam também escutar testemunhos de fé, e marcaram presença em diversos outros momentos de oração e reflexão. O dia terminou com música, com “cinco bandas de mensagem cristã de nacionalidades diferentes”. No total, foram realizadas “mais de 25 eventos e atividades”, com o apoio de “cerca de 270 voluntários”.

Entre os participantes esteve Neiley Satumira, natural das Filipinas, que durante os Dias nas Dioceses foi acolhida no pavilhão gimnodesportivo de uma escola nos Marrazes, uma localidade que descreve como “calma”, e onde apreciou o facto de ter visto “pessoas idosas a caminhar”, o que considera que pode contribuir para um “estilo de vida saudável”.

Neiley tem 37 anos, é psicóloga e professora na área da Psicologia, e está em Portugal integrada num grupo de seis pessoas. A profissional espera que a JMJ possa contribuir para “aumentar a ligação com Deus e com as pessoas à volta”. Após a jornada, este grupo de peregrinos iniciará uma viagem pela Europa, para conhecer países como Espanha, Países Baixos, República Checa, Dinamarca e Malta.

Entre os milhares de peregrinos presentes no Jardim da Almuinha Grande esteve também Dilma de Pina, de 27 anos, natural da Ilha de Santiago, em Cabo Verde. O grupo cabo verdiano tem sido acolhido no Estádio de Leiria. “Nunca pensámos dormir num estádio”, diz a jovem, entre risos. Dilma espera que a JMJ traga uma “mensagem bonita” para os jovens, e que o encontro seja um conjunto de “momentos bons”. Além de Lisboa, há outro destino muito aguardado. “Ainda não fui a Fátima, mas espero muito ir lá, antes de regressar a Cabo Verde.”

Texto e fotos: Juliana Batista