Foto: Câmara Municipal de Ourém

A Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste procedeu à entrega de um “conjunto de colónias de abelhas aos apicultores do concelho de Ourém”, revelam os serviços de comunicação daquele município português.

Através da entrega das colónias pretende-se “contribuir para o equilíbrio do ecossistema e para a retoma da atividade apícola na região”, refere a Câmara Municipal de Ourém. Segundo a autarquia, a medida “surge no seguimento das consequências nefastas dos incêndios, mas também devido à ação da vespa velutina no território, fatores que contribuíram para o desaparecimento de 1.717 colmeias de 30 apicultores concelhios”.

No momento de entrega das novas colónias de abelhas, Rui Vital, vereador da Câmara Municipal, lembrou que as abelhas são fundamentais para a indispensável polinização das árvores de fruto e outras espécies, sendo que a quebra recentemente averiguada é alarmante para o bem-estar do ecossistema.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Ourém “celebrou um protocolo de colaboração com a Associação de Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste que apoiou a aquisição das colónias de abelhas”. As colónias de abelhas foram distribuídas no passado mês de julho.