António Guterres
António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas | Foto: ONU / Jean-Marc Ferré

Anualmente, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas no mundo, sendo que um terço é usado apenas uma vez, o que corresponde a dois mil camiões de lixo despejados todos os dias nos oceanos, rios e lagos, alerta António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com o objetivo de colocar um travão à poluição que acontece através dos plásticos, o ano passado a comunidade internacional iniciou negociações para um acordo juridicamente vinculativo. António Guterres afirma que essa poderá ser uma das soluções, mas trata-se de um primeiro passo que carece da colaboração de todos.

A este propósito, o secretário-geral da ONU recorda um estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que refere que a poluição com plástico pode ser reduzida em 80 por cento até 2040 com medidas de reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação para travar o uso do material.

Neste contexto, o responsável apela à defesa do desperdício zero e à construção de uma economia verdadeiramente circular. As declarações de António Guterres foram proferidas a propósito do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última segunda-feira, 5 de junho, com o lema “Soluções para a poluição com plástico”.