O Papa Francisco vai estar em Portugal entre os próximos dias 2 e 6 de agosto, para presidir à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), estando prevista uma deslocação até ao Santuário de Fátima, segundo anunciou o Vaticano, esta segunda-feira, 22 de maio.

“Por ocasião da próxima Jornada Mundial da Juventude, acolhendo o convite das autoridades civis e eclesiais de Portugal, sua Santidade Papa Francisco deslocar-se-á a Lisboa de 2 a 6 de agosto deste ano, realizando no dia 5 uma visita ao Santuário de Fátima”, refere Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa da Santa Sé, em declarações dirigidas à comunicação social.

A chegada a Lisboa deverá acontecer a 2 de agosto e o regresso a Roma no dia 6 seguinte. “Por vontade expressa do Papa Francisco, no programa oficial da visita constará ainda uma deslocação a Fátima, que decorrerá a 5 de agosto”, indica o comunicado do Vaticano. Segundo a organização da JMJ Lisboa, “a visita de cinco dias do Papa Francisco a Portugal constitui a mais longa estada alguma vez realizada por um Sumo Pontífice” em solo português.