Foto: COD Aveiro

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora – foram entregues pela diocese de Coimbra à diocese de Leiria-Fátima, no Jardim do Cardal, em Pombal, ao final da tarde do último domingo, 30 de abril, sendo depois acompanhados por um conjunto de motas, na deslocação até à Sé de Leiria, onde foram recebidos com o bater dos sinos da torre sineira.

Após o acolhimento na Sé de Leiria, teve lugar uma caminhada até ao Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, onde se realizou um breve momento de oração e onde os símbolos ficaram expostos para veneração dos fiéis. Nesta segunda-feira, 1 de maio, Dia do Trabalhador, os símbolos iniciam o seu percurso pelas vigararias da diocese de Leiria-Fátima.

Entre os dias 1 e 31 de maio, a cruz e o ícone de Maria vão passar pelas vigararias das Colmeias, Leiria, Milagres, Fátima, Ourém, Marinha Grande, Monte Real, Batalha e Porto de Mós. A diocese de Leiria-Fátima explica que os “programas de cada vigararia são da responsabilidade de cada Comité Organizador Vicarial (COV) e podem ser consultados junto de cada vigararia ou paróquia”.