Foto: DR

A Semana de Oração pelas Vocações está atualmente em curso, com um conjunto muito diversos de iniciativas. No Porto, terá lugar uma caminhada vocacional pela cidade, nesta terça-feira, 25 de abril, dia em que se celebra a Revolução dos Cravos. A caminhada terá início pelas 09h30, na Sé do Porto, chegando ao fim pelas 17h00, na Igreja dos Clérigos.

A iniciativa é dinamizada pelos membros do Secretariado das Vocações da Diocese do Porto. “O objetivo desta caminhada é simples: promover uma ‘cultura vocacional’, onde a consciência de que todos somos pessoas vocacionadas se sobrepõe à ideia de que a vocação diz respeito, apenas, a alguns. Todos somos chamados, por exemplo, à vida, à amizade com Jesus, à santidade e todos temos uma vocação específica”, referem os organizadores da caminhada.

Os promotores do encontro lembram, a este propósito, que a vocação é, muitas vezes, “comparada a um caminho”, e que por isso propõe, de um “jeito descontraído”, a caminhada pela cidade do Porto, “parando por alguns instantes, nalgumas igrejas”, para escutar uma “pequena intervenção sobre várias vocações específicas: a vocação religiosa feminina e masculina, a vocação secular, a vocação matrimonial e a vocação sacerdotal”. A iniciativa é aberta à participação de qualquer pessoa. A Semana de Oração pelas Vocações decorre até ao próximo domingo, 30 de abril, depois de ter iniciado no domingo anterior, 23.