Foto: DR

Depois de uma árdua semana na apanha e preparação de flores, é na madrugada de domingo de Páscoa, que centenas de voluntários trabalham com afinco, para que, quando o sol nascer, possa ser visível um tapeto de flores, que cobre as ruas com símbolos, cores e aromas de funcho, rosmaninho, alecrim, alfazema e flores silvestres.

O tapete florido, que louva a ressurreição de Cristo, pode ser observado a partir das 09h30h nas ruas de São Brás de Alportel, no distrito de Faro, e é ele que delineia o percurso da procissão. Depois da Eucaristia das 10h00, na Igreja Matriz de São Brás de Alportel, tem início a tradicional Procissão da Ressurreição, onde se destacam também tochas repletas de flores. Pelas ruas, há ainda bandeiras vermelhas e brancas, colchas penduradas às janelas e lonas com a imagem de Cristo ressuscitado.

Ao longo do cortejo, também conhecido como Procissão do Aleluia, ouvem-se as palavras – “Ressuscitou como disse!” – e de seguida, um grupo de homens ergue a tocha e refere – “Aleluia, aleluia, aleluia!”. Esta festa conta habitualmente com a presença milhares de pessoas, incluindo portugueses de vários pontos do país, imigrantes e turistas, conforme indica o jornal Folha do Domingo.

A Festa das Tochas Floridas é organizada pela Paróquia de São Brás de Alportel, Associação Cultural Sambrasense e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio do Agrupamento 1330 do Corpo Nacional de Escutas, freguesia, associações locais e comunidade.