Foto: WFP / Jonathan Dumont

O agravamento da guerra no Iémen que já dura oito anos, a crise económica e a fragilidade de serviços essenciais estão a lançar mais de 11 milhões de menores numa situação de desespero à espera de assistência humanitária urgente, refere o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Em comunicado, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que “milhões de crianças iemenitas estão sob risco de subnutrição, e mais de 540 mil sofrem de forma aguda, correndo risco de morte caso não recebam tratamento urgente”. Segundo as Nações Unidas, a “cada dez minutos uma criança morre de causas evitáveis”.

De acordo com a UNICEF, devido à guerra no país, registaram-se “mais de 900 ataques a instalações de saúde e educação, assim como o uso desses locais para fins militares”. A somar a esta situação, “muitas famílias estão a perder as crianças para o combate e o casamento infantil”. Dados recentes revelam que “mais de 2,3 milhões de menores ainda estão a viver em acampamentos de deslocados internos, com acesso inadequado a serviços básicos de saúde e higiene”.