O Seminário da Consolata em Fátima é o ponto de encontro para milhares de fiéis que participam na 33ª Peregrinação da Família Missionária da Consolata a Fátima, neste sábado, 25 de fevereiro. O acolhimento dos fiéis foi feito ao som de diversas músicas, interpretadas pelos elementos do grupo de jovens da Chainça e do grupo PRO-VOCA, dinamizado pela Consolata em Fátima. Outros jovens de vários pontos do país, envergaram bandeiras, fazendo referência a um vasto conjunto de países do mundo.

Os peregrinos puderam escutar o padre Pietro Plona, que proferiu palavras de ânimo, alento e esperança, assim como Gianni Treglia, Superior Provincial dos Missionários da Consolata, que deu destaque à importância da data e da presença dos peregrinos. “Esta nossa peregrinação acontece todos os anos por ocasião do aniversário da festa do beato José Allamano, nosso pai e fundador. E é tão bom ver-nos aqui novamente juntos em seu nome: também ele foi capaz de se deixar inspirar por aquela pressa – ‘apressadamente’ -, típica daqueles que, acolhendo a Palavra de Deus, entendem que a única resposta possível é partir e dar-se. Tal como Maria, ‘levantou-se e partiu apressadamente’”, disse.

“É importante estender a mão aos outros com amor”

Numa mensagem anteriormente divulgada a propósito da peregrinação, Gianni Treglia tinha já destacado a importância do tema que orienta a peregrinação, e que é também o mote da Jornada Mundial da Juventude (JMJ ) – “Maria Levantou-se e partiu apressadamente”. “O tema da nossa peregrinação deve ensinar-nos muito sobre o que é mais importante na vida. É importante estender a mão aos outros com amor. É importante sacrificar o nosso tempo e energia para o bem dos outros porque, através desses atos de serviço humilde, certamente compartilhamos o amor de Deus. É essencial levarmos o próprio Cristo Jesus aos outros”, escreveu o responsável.

“Desejamos que esta grande peregrinação seja uma forte experiência de fé, através das celebrações e momentos de oração. Tal como o beato José Allamano, sentimos a urgência do mandamento de Cristo de levar o Evangelho a todos os povos”, referiu então o missionário, destacando que a jornada é também uma ocasião para celebrar o 33.º aniversário da beatificação de José Allamano, fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata.

Peregrinação da Consolata: um serviço conjunto

A peregrinação está a envolver todos os grupos da Família Missionária da Consolata, e pessoas amigas da instituição religiosa. O som está a cargo dos Solidários Missionários da Consolata, antigos seminaristas e daquele que é conhecido como o “Grupo dos coletes”. No ‘Bar missionário’ estão ao serviço os Escoteiros de Mira D’Aire. O ATL para as crianças está a ser dinamizado pela congregação Escravas da Eucaristia e da Mãe de Deus, que está a preparar uma dinâmica que será apresentada aos peregrinos no momento de ação de graças da Eucaristia, que vai realizar-se nesta tarde. Depois da saudação do superior provincial em frente ao Seminário da Consolata e da animação musical, o grupo de peregrinos partiu para a realização de uma via-sacra missionária.