Foto: HELPO ONGD

Há um novo espaço em Maputo, Moçambique. Chama-se “Centro Futurando” e abriu portas na última semana. “O ‘Centro Futurando’ é um espaço de acesso ao conhecimento, situado bem no coração da cidade de Maputo, num espaço privilegiado – o Jardim dos Professores”, refere a Helpo, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa, envolvida neste projeto.

 O espaço conta com uma biblioteca, designada “Livro aberto”, a qual se encontra “repleta de histórias por abrir e ler”, destaca a organização portuguesa. A biblioteca “alberga também manuais escolares oficiais do ensino secundário para que os alunos possam consultar e melhorar a sua performance escolar”, adianta o organismo nacional.

 O “Centro Futurando” vai ainda possibilitar a “realização de atividades ao ar livre”, e é “aberto a todo o público, mas com especial enfoque para a camada estudantil”, refere a Helpo. O espaço foi inaugurado por Francisco André, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, que na última semana se encontrava em visita oficial a Moçambique. O “Centro Futurando” torna-se assim no “mais recente espaço da Helpo em Maputo”.