Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE | Foto: DR

O Corpo Nacional de Escutas (CNE), fundado em 1923, tem mais de 68 mil associados, espalhados por todo o país, com 1.000 grupos locais. É a maior associação de juventude de Portugal e conta com mais de 14 miL voluntários. O CNE destina-se à formação integral de jovens, com base no método criado por Robert Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros. Procura desenvolver, nas crianças e jovens, o sentido de cidadania ativa, baseado na sua participação no desenvolvimento das suas comunidades locais e no sentido de co-construção de um mundo melhor, a partir da sua ação local.

O movimento realiza esta missão através da autoeducação progressiva, baseada na educação não-formal, na qual os mais novos são chamados a tomar o papel principal do seu desenvolvimento. Através do seu empoderamento, crianças e jovens são chamados a tomar parte nas decisões que afetam o dia-a-dia dos seus grupos a nível local, regional e nacional, definindo a vida da associação.

O CNE promove milhares de atividades locais todos os anos, constituindo-se o palco basilar do desenvolvimento dos mais pequenos, do seu sentido pleno de pertença e de responsabilidade pelo desenvolvimento da comunidade. As atividades são escolhidas, definidas, planeadas, preparadas, realizadas e avaliadas pelos menores, e são a base do seu crescimento, no aprender fazendo.

No ano em que se iniciam as celebrações do centenário do CNE, perspetivamos o futuro a partir do caminho percorrido. Os vetores são a educação não formal, o envolvimento na comunidade, a sustentabilidade e o papel evangelizador do movimento enquanto membro da Igreja. Refletiremos com os jovens e as crianças em maio de 2023 num fórum nacional, para construirmos uma visão partilhada sobre o início do segundo centenário do movimento.

Das celebrações do centenário, as atividades mais significativas não são as nacionais, como o acampamento que reuniu mais de 18 mil escuteiros em Idanha-a-Nova em agosto, nem a Luz da Paz de Belém em dezembro, ou a festa do centenário, que levará a Braga, berço do CNE, dezenas de milhares de escuteiros em maio. As ações celebrativas mais marcantes são as atividades referidas acima, que são sonhadas, preparadas e realizadas pelos escuteiros, espalhados por todo o país, envolvendo as suas comunidades locais. Há 100 anos que fazemos isto e continuaremos a centrar a ação nas crianças e nos jovens.

Ivo Faria, Chefe Nacional do CNE
Texto conjunto MissãoPress