Foto: Ana Paula

O Santuário de Fátima e o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português (CNE) lançaram a iniciativa ‘Escutar Fátima’. A dinâmica deverá ter a duração de um ano, e “consiste na concretização de uma experiência de fé, em várias etapas, com atividades dirigidas à idade de cada grupo escutista”, referem os serviços de comunicação do santuário da Cova da Iria.

Os escuteiros com idades entre os seis e os nove anos, também conhecidos como ‘Lobitos’, “vão aprender músicas sobre os pastorinhos de Fátima e realizar marcadores de porta sobre a Mensagem de Fátima para distribuir na família, no agrupamento ou na paróquia”. Já os escuteiros entre os 10 e os 14 anos, designados como ‘Exploradores’, são convidados a construir um terço humano e “dezenas para oferecer aos peregrinos em Fátima”, assim como a preparar “kits de conforto” para os fiéis.

Para os adolescentes entre os 15 e os 18 anos, identificados como ‘Pioneiros’, está “contemplada a colaboração, em regime de voluntariado, em ações concretas de ajuda na copa das Casas de Retiro do Santuário de Fátima e na reposição de velas no self-service do tocheiro no recinto de oração”. Os escuteiros mais velhos, com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos, e conhecidos como ‘Caminheiros’, “serão incumbidos de preparar uma sessão de visionamento de um filme sobre aparições de Nossa Senhora na paróquia, com espaço para discussão e oração, e a fazer uma catequese para os ‘Lobitos’, tendo como base a mensagem de Fátima”.

As crianças e adolescentes envolvidos nas atividades vão depois receber uma “insígnia de madeira com a coroa de Nossa Senhora, para usar no lenço”, adianta o Santuário de Fátima. Como forma de acentuar ainda mais esta ligação entre o Santuário de Fátima e o Escutismo Católico Português, pretende-se que a ‘Luz da paz de Belém’, recolhida na Basílica da Natividade, seja partilhada a partir de Fátima, em 2022, ano que precede os 100 anos do CNE.

Texto: Juliana Batista