A exposição internacional “100 presépios no Vaticano” é inaugurada esta quinta-feira, 8 de dezembro, às 16h00 (hora italiana), pelo arcebispo Rino Fisichella, juntamente com membros do Dicastério para a Evangelização. A mostra ficará patente sob a colunata de Bernini, na Praça de São Pedro, referem os serviços de comunicação do Vaticano.

A exposição é este ano constituída por 120 presépios criados em países como a Ucrânia, Hungria, Malta, Eslovénia, Eslováquia, Croácia, Taiwan, Venezuela e Guatemala. “Os mais de 100 presépios sintetizam a inspiração e a imaginação dos artistas, que os fizeram com materiais diferentes, como jornais, tecidos, cortiça, madeira, cerâmica e terracota” e foram “os desafios e as crises da vida contemporânea que tocaram a sensibilidade e a imaginação dos artistas”, indica o portal Vatican News.

Entre os presépios, um deles foi criado pela irmã Theodosia Polotniuk, e representa o nascimento de Cristo no porão de uma estrutura de Mariupol, na Ucrânia. Os trabalhos também contam com referências à “emergência climática e à tragédia da migração no Mediterrâneo”. Por detrás dos trabalhos em exposição está também a Fundação Romana Villa Maraini, uma instituição de reabilitação dedicada a jovens que prentendem abandonar o consumo de droga. A exposição estará patente até 8 de janeiro.