Foto: Diocese de Tete

A fundação de médicos espanhóis “Cirujanos en acción”, em parceria com a Cáritas Diocesana de Tete, em Moçambique, e o Serviço Provincial de Saúde, trabalharam ao longo de uma semana no Hospital Rural de Vila Ulongwe, em Angónia, no âmbito de uma campanha de cirurgias gerais, a problemas como hérnias, lipomas, quistos, hidrocelos e inchaços, entre outros.

Durante cinco dias, os médicos espanhóis “operaram 129 pessoas com sucesso”, conforme indica Diamantino Antunes, bispo de Tete, através da página da diocese disponível online. “Os beneficiados foram 99 adultos e 30 crianças”, refere o prelado, adiantando que “alguns” dos profissionais de saúde visitaram “orfanatos do distrito de Tsangano, geridos pelos padres jesuítas, para fazer a triagem para as cirurgias”.

No decorrer deste período, os médicos espanhóis ficaram alojados em estruturas dos padres jesuítas. A equipa médica foi acompanhada por profissionais da Cáritas Diocesana de Tete, e da Missão de Uncanha-Marávia. Segundo Diamantino Antunes, missionário da Consolata, é a “terceira vez” que esta campanha se concretiza, e a iniciativa deverá continuar. “Foi tanto o sucesso desta, que no próximo ano 2023 vai acontecer de novo”, destaca o prelado, sublinhando que “crianças e adultos encontraram nesta campanha uma esperança para melhorar a sua atividade física e emocional”.