A 204.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai decorrer na Casa Nossa Senhora das Dores, em Fátima, entre esta segunda-feira, 7 de novembro, e a próxima quinta-feira, dia 10, reunindo na Cova da Iria os bispos das dioceses de Portugal.

Ao longo destes dias, os prelados vão debruçar-se sobre um conjunto variado de temas. Vai estar em análise a “situação atual do processo” relativo à “proteção de menores e adultos vulneráveis”, e vai estar também em foco a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai realizar-se em Lisboa, em agosto do próximo ano. Os bispos de Portugal vão ainda analisar a participação na etapa continental referente ao sínodo 2021-2024.

A Conferência Episcopal Portuguesa é uma das estruturas da Igreja em Portugal, que reúne os bispos das dioceses do país, que através deste organismo “põem em comum preocupações e experiências, acertam critérios de ação e coordenam esforços”. “Uma das funções mais importantes da Conferência Episcopal Portuguesa é a do magistério colegial sob a forma de cartas e notas pastorais de esclarecimento doutrinário ou de exortação pastoral, quase sempre a propósito de acontecimentos que apelam ao pronunciamento do episcopado”, explica a própria estrutura da Igreja, em comunicado.