O Lar Santo António, da Cáritas Diocesana de Coimbra, encontra-se a testar o piloto do projeto DIANA, que “consiste na instalação de sensores em quartos e casas-de-banho com o objetivo de detetar quedas, bem como fornecer informações relevantes para preveni-las”, explicam os serviços de comunicação do organismo humanitário da Igreja Católica. Após a “primeira fase de testes nos quartos dos participantes, o piloto avança agora para a segunda fase com a instalação dos sensores também nas casas-de-banho dos mesmos”. Esta segunda etapa irá decorrer ao longo de dois meses, chegando ao fim no final do mês de novembro.

O projeto DIANA tem como propósito “apoiar as tarefas dos cuidadores e ao mesmo tempo melhorar a autonomia e a segurança das pessoas mais velhas”. Nesse contexto, os envolvidos no projeto encontram-se a “desenvolver sensores capazes de prestar assistência na monitorização da segurança de pessoas mais velhas 24 horas por dia, sete dias por semana, apoiando por isso as rotinas e atividades de vida diária”.

A fase do piloto contempla também um “teste de uma assistente de casa de banho, dentro do chamado ‘toilet test module’, em que, além dos sensores, serão testados dispositivos de voz e de imagem para auxiliar as pessoas a usarem as casas-de-banho”. “Este será um teste em ambiente controlado e com a devida supervisão dos pesquisadores e dos cuidadores que decorrerá brevemente num Centro de Dia da Cáritas Diocesana de Coimbra”, refere a organização. O piloto do projeto DIANA decorre no âmbito do Programa Europeu Active and Assisted Living.