Poluição
Anualmente, são registadas sete milhões de mortes prematuras devido à má qualidade do ar | Foto: EPA / Bin Han

O Vaticano apresentou esta semana o documentário ‘A Carta’ (The Letter). O filme foi realizado pelo cineasta Nicolas Brown e a sua equipa da ‘Off The Fence Productions’ (My Octopus Teacher), com o Movimento ‘Laudato si’ e o Dicastério para a Comunicação, da Santa Sé. A película incide sobre os direitos indígenas, a migração climática e liderança juvenil, no contexto da ação sobre o clima e a natureza, e mostra um diálogo exclusivo com o Papa Francisco. “A natureza grita: parem! Parem!”, refere o Santo Padre.

Michael Czerny, cardeal e prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, deixa um alerta. “Este belo filme – uma história comovente, mas esperançosa – é um grito para as pessoas em todos os lugares: acordem! Levem isto a sério, encontram-se, ajam em conjunto e ajam agora”, disse o colaborador do Sumo Pontífice, em conferência de imprensa, no Vaticano, na última terça-feira, 4 de outubro.

“A crise ecológica está a acontecer agora. Acabou o tempo da especulação, do ceticismo e da negação, do populismo irresponsável. Inundações apocalípticas, enormes secas, ondas de calor desastrosas e ciclones e furacões catastróficos tornaram-se o novo normal nos últimos anos; continuam hoje e amanhã vão piorar”, referiu o responsável, citado pela agência Ecclesia. O novo documentário var ficar disponível, gratuitamente, no canal Originals no youtube.