O Papa Francisco reuniu-se com responsáveis da Proteção Civil de Itália esta segunda-feira, 23 de maio, no Vaticano. No encontro, o Sumo Pontífice agradeceu ao organismo por todo o trabalho desenvolvido. “Obrigado pela assistência e acolhimento em Itália aos refugiados da Ucrânia, especialmente às mulheres e crianças que fugiram desta guerra absurda. O bem não faz barulho, mas constrói o mundo”, disse o Papa, citado pela sala de imprensa da Santa Sé.

O Sumo Pontífice lembrou também aqueles que se veem obrigados a fugir da sua terra devido aos efeitos das alterações climáticas, assim como as vítimas da pandemia da covid-19, alertando para as nefastas consequências do “isolamento social”. “A recente pandemia permitiu-nos recuperar e valorizar tantos companheiros e companheiras de viagem que, no medo, reagiram dando a própria vida. Fomos capazes de reconhecer como as nossas vidas são tecidas e sustentadas por pessoas comuns que, sem dúvida, escreveram os acontecimentos decisivos da nossa história comum”, disse.

O Papa lembrou ainda o trabalho da Proteção Civil perante os recentes terramotos em Itália. “As mudanças climáticas do nosso tempo multiplicaram os eventos atmosféricos extremos, com consequências dramáticas para as populações civis. A terra grita. Quando forçamos a mão, a natureza mostra o seu rosto cruel e o homem é esmagado, obrigado a gritar seu medo”, lamentou. O Papa Francisco motivou depois os voluntários da Defesa Civil a continuar o “trabalho de bem entre os necessitados”.