Foto: Raízes - Redes Locais para o Turismo Sustentável e Inclusivo em Cabo Verde

Com o objetivo de “sensibilizar os jovens” que vivem na Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, para a “importância de promover um turismo sustentável e inclusivo” no local onde vivem, foi recentemente realizada uma ação de sensibilização.

A iniciativa teve lugar na Escola Secundária de Coculi, e chegou até “cerca de 40 alunos do 11.º e 12.º ano”, conforme indica o “Raízes”, um projeto financiado pela União Europeia, e coordenado pela Associação de Defesa do Património de Mértola – ADPM, sediada em Portugal.

O projeto tem como objetivo principal “promover o turismo sustentável como fator de geração de rendimentos e melhoria de condições socioeconómicas da ilha de Santo Antão, de modo a diversificar e qualificar a oferta turística com base no património e na capacitação das organizações das sociedades civis em Santo Antão”.

Além da realização de ações de formação, o projeto prevê também a promoção de produtos locais, a criação de um certificado de origem para os produtos da Ilha de Santo Antão, o mapeamento do património natural e cultural, a assistência técnica a artesãos e unidades de fabrico tradicionais, e a definição e sinalização de rotas.