O congresso internacional “Mulher, Mãe e Rainha” realiza-se em Fátima entre esta quinta-feira, 24 de março, e o sábado seguinte, dia 26, celebrando os 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal. O evento é organizado pelo Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia, ao qual o Santuário de Fátima de associa, e decorre no Centro Pastoral de Paulo VI.

O encontro conta com as intervenções de Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DESF), Sónia Vazão e André Melícias, do DESF, Carlos Cabecinhas, sacerdote e reitor no Santuário de Fátima, e Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, entre outros.

Temas em análise

Ao longo destes dias serão analisadas as “coroas e os significados das coroações das imagens da Virgem Maria de Vila Viçosa, do Sameiro e de Fátima”, será abordado o “contributo da Virgem Peregrina de Fátima para a difusão do culto mariano no mundo”, e está prevista uma palestra subordinada ao tema “Coroar a Rainha do Mundo: a coroação de imagens de Nossa Senhora de Fátima como estratégia pastoral do Exército Azul de Nossa Senhora de Fátima no combate ao ateísmo comunista (1967 e 1971)”.

No decorrer do evento serão ainda abordados os “desafios contemporâneos aos santuários marianos”, e o olhar dos participantes será voltado para “rochas ornamentais na construção da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”. Prevê-se também que seja traçado um percurso sobre as “representações marianas nas igrejas católicas eslovacas, partindo da padroeira Panna Mária Sedembolestná à Nossa Senhora do Rosário de Fátima”. Estará ainda em análise a “pastoral dos santuários dedicados à Virgem Maria”.

Momentos culturais

Além das conferências, está previsto o concerto “Cantar a Padroeira”, sob a direção de Ricardo Campos, com Sílvio Vicente ao órgão, e que terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Prevê-se também o lançamento do livro “Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima: as joias e a bala”, que irá decorrer no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. A obra tem a coordenação de Marco Daniel Duarte e Ana Rita Santos, do Museu do Santuário de Fátima, e é prefaciada por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República de Portugal. O programa detalhado do congresso internacional pode ser consultado online.

2 comments

Comments are closed.