Apenas menos de um mês depois da tempestade tropical Ana afetar Moçambique, uma nova tempestade tropical – Dumako – poderá chegar ao país nos próximos dias, alerta o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Segundo o OCHA, tempestade já se formou sobre o Oceano Índico, e atualmente as autoridades moçambicanas e parceiros humanitários encontram-se a monitorizar a situação. Neste momento, a tempestade Dumako está classificada como “Moderada”, podendo evoluir para a categoria de tempestade severa, afetando Moçambique esta sexta-feira, 18 de fevereiro.

A tempestade tropical Ana, que atingiu Moçambique no final de janeiro, provocou a morte a pelo menos 38 pessoas, afetou 185 mil civis, destruiu mais de 11,7 mil casas, causou danos a 26 centros de saúde, 25 estações de água e a mais de 130 postes de eletricidade. Devastou ainda mais de 126 mil hectares de plantações. De acordo com o OCHA, ficaram danificadas 781 escolas e 1,6 mil salas de aula, prejudicando assim mais de 209 mil alunos.