Um inverno intenso, com nevões e chuvas fortes, está a afetar, de forma ainda mais severa, a população do Afeganistão, alerta o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). As complicadas condições climatéricas já afetaram diversos pontos do país nos últimos dias, com a queda de neve a levar à suspensão de voos no aeroporto da capital – Cabul.

Os serviços meteorológicos continuam a prever para os próximos dias mais neve e baixas temperaturas. Perante este complicado cenário, os trabalhadores humanitários “estão a correr contra o tempo para conseguir entregar ajuda essencial e itens básicos à população do Afeganistão”, referem os serviços de comunicação das Nações Unidas.

No passado mês de dezembro, cerca de 7 milhões de afegãos em todo o país receberam assistência humanitária e bens alimentares, e o OCHA adianta que “muitas famílias em várias áreas do Afeganistão irão [ainda] receber kits para o inverno, com itens para amenizar o frio intenso, além de assistência em dinheiro”.