Foto: EPA / Sergei Chirikov

“Estamos condenados à desigualdade?” Esta questão está na origem de uma conversa sobre a pobreza, que vai realizar-se no Centro São Cirilo, no Porto, a partir das 18h00 deste sábado, 13 de novembro, véspera do quinto Dia Mundial dos Pobres, assinalado este domingo, 14.

A iniciativa é organizada pela Companhia de Jesus, e será uma ocasião para analisar as características da pobreza em território português, as causas estruturantes e também a forma como a Doutrina Social da Igreja se situa face às desigualdades.

O debate será baseado no estudo sobre a pobreza divulgado este ano pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, no qual participou Fernando Bessa Ribeiro, da Universidade do Minho, um dos oradores do encontro. Espera-se também a intervenção de Mariana Rozeira, diretora-técnica do Centro São Cirilo, e Fernando Ribeiro, sacerdote e coordenador da Comissão do Apostolado Social da Companhia de Jesus.

A conversa integra uma campanha atualmente em curso, que visa a divulgação das quatro Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus até ao ano de 2029. Nesta conferência estará patente a segunda preferência – “Caminhar junto aos excluídos”.